Saiba como superar!
Nos dias de hoje uma boa parte da população vive no automático, e às vezes não sabem nem quem são. O desequilíbrio emocional é a porta de entrada para o apego, para a carência afetivas nas relações, e quando estas se rompem, o chão se abre e é difícil a aceitação. Então, é necessário saber o que é Amar, o que é o Amor e entender que ele também nos ensina a deixar ir.
Foto de Naomi August na Unsplash
É muito interessante percebermos que somos frágeis emocionalmente quando alguém, ou alguma situação deixa de existir em nossa realidade.
Você já parou para pensar na real função da palavra Amor e no verbo Amar?
Com certeza teremos significados diferentes, porque é orgânico, energético e tudo irá depender da subjetividade de cada um.
Muitos confunde o Amor com outras emoções. Sim, é verdade!
Muitos não são ensinados a reconhecerem em si as emoções, sentimentos e acabam confundido tudo.
Entendemos que Amar não é prender, e sim, saber soltar. Amar não é exigir, mas entender, respeitar. Não existe apego e muito menos dependência emocional onde existe Amor.
O apego parte do desequilibro emocional que desenvolve então, a dependência emocional, com sensação ilusória de segurança e porto seguro. Onde a pessoa só será feliz se o outro estiver feliz.
Entender o que é o amor, o que é amar, parte de um processo de autoconhecimento que sempre surge durante uma catarse que mostra a existência da dependência emocional em algum aspecto de nossas vidas.
Foto de Nathan Dumlao na Unsplash
O que é dependência emocional?
Dependência emocional é quando o indivíduo mostra a falta de estrutura de suas emoções, o que chamamos de desequilíbrio emocional. Quando, às vezes não tem liberdade para ser ele mesmo, ou quando cresce em um ambiente já doente, sem referência afetiva saudável. É o apego a outra pessoa, objeto, fazendo com que ele não consiga “caminhar com as próprias pernas”. É uma condição emocional ou comportamental que sempre levará ao sofrimento.
o Diferença entre amor e dependência emocional
Como já relatei acima, o amor é singelo, suave, natural. A dependência emocional é destrutiva, é submissa, pesada para ambas as partes. É castradora.
o Por que desenvolvemos a dependência, carência e apego emocional?
Tem pessoas que possuem uma predisposição para tal. Pode acontecer também, quando não temos nenhuma referência emocional saudável. E tem pessoas que induzem as outras a serem dependentes delas os Narcisista por exemplo. Desequilibro energético, algum evento traumático também podem causar esta dependência.
o Qual é a diferença entre dependência emocional e apego?
A dependência emocional e o apego são dois conceitos intimamente relacionados, mas distintos, no campo da psicologia e relacionamentos. A dependência emocional refere-se a uma necessidade excessiva e prejudicial de outra pessoa para obter validação, segurança emocional e autoestima, muitas vezes resultando em comportamentos obsessivos e destrutivos. Por outro lado, o apego descreve um vínculo emocional saudável e natural que forma entre indivíduos, baseado na busca de proximidade e suporte mútuo, sendo essencial para o desenvolvimento humano desde a infância. Enquanto o apego é uma parte normal e benéfica dos relacionamentos, a dependência emocional representa uma forma mais patológica e desequilibrada de conexão, onde a pessoa se torna excessivamente dependente da outra para seu bem-estar emocional.
Sintomas da dependência emocional e características
Você irá perceber se é dependente emocionalmente de alguém, quando depende dela para tudo, ou quando você se sente muito inseguro com a liberdade que a outra parte tem dentro do relacionamento. Falta de amor próprio, colocando sempre o outro em primeiro lugar. Como numeróloga, digo que alguns números tendem a ter uma predisposição a se tornarem dependente emocionalmente quando em desequilíbrio, sendo os números 2, 6. Do contrário números que podem a vir a desenvolver uma irresponsabilidade afetiva causando a ansiedade e gatilho a dependência emocional que são os números 1, 5 e 7 quando estão em desequilíbrio.
Foto de Kelly Sikkema na Unsplash
Tipos de dependência emocional
Dependência emocional nos relacionamentos: aqui falo de qualquer relacionamento interpessoal. Amizade, familiar, amoroso e profissional. Sempre teremos a pessoa que tende a ser automaticamente dependente do outro, como a pessoa que causa essa dependência. Sim, infelizmente existem pessoas que sente prazer em ter outros dependentes delas, daí trabalham fortemente a opressão psicológica.
Dependência emocional com objetos: como assim Uiara, dependência a objetos? Sim, existe. Inclusive quando a pessoa é acumuladora. Também, tem caso de pessoas que ficam preocupadas em saber o que irá acontecer com os seus pertences quando desencarnar. Você deve conhecer aquela pessoa que não empresta nada do que tem, por medo do outro nunca mais devolver. Acredite, tem pessoas que são dependentes emocionalmente de sofás, carros, fotos, brincos, relógios.
Dependência emocional a lugares: existem pessoas que são dependentes as suas residências. Não conseguem viajar, não conseguem vender, às vezes não conseguem reformar, pois tem medo de perder o apego emocional ao passado.
Dependência emocional financeira: Tem pessoas que são dependente emocionalmente do dinheiro de outras pessoas. Estas pessoas vivem de ajuda, mas não conseguem seguir a diante.
Dependência emocional sexual: sim, tem pessoas que desenvolvem dependentes emocionais ao ato sexual com outra pessoa. Exemplo: a pessoa gosta de fazer sexo com uma pessoa que não está disponível emocionalmente pra ela. Contudo, esta pessoa tem medo da outra não querer desenvolver um relacionamento mais estreito, então, se submente a qualquer coisa para não perder. Você já deve ter ouvido a frase: “eu não gosto dele, mas gosto da nossa transa”.
Como se livrar da dependência emocional e apego?
Busque o autoconhecimento;
Trabalhe o amor próprio;
Perceba os seus sentimentos, as suas emoções;
Respeite o tempo e o limite do outro;
Busque sempre a clareza e a verdade em seus relacionamentos;
Não seja uma pessoa rasa, e não busque por pessoas rasas emocionalmente;
Só damos o que temos;
Atraímos para nós aquilo que emanamos;
Equilibre os seus chakras;
Cuide não só da sua saúde emocional como também, da mental, espiritual, física e financeira;
Trabalhe o “deixar ir”!
Não dê o poder de sua vida para a outra pessoa.
Deixar ir é um ato de amor incondicional, mesmo que doa no início, é a melhor coisa que você pode fazer. Desapegar da energia que não está mais vibrando na mesma sintonia que a sua, é amar. Respeitar o processo evolutivo do outro, é amar. A vida é feita de ciclos e devemos respeitar isto. Tudo tem início, meio e fim. O Amor nasce no meio e dura para sempre. O amor cura, o amor aquece, o amor nutre, o amor é bom, o amor transcende. Desapegue!
Com o Mapa Numerológico Intuitivo Propósito de Alma- posso te ajudar na sua jornada do autoconhecimento. Assim você conhecerá o seu lado luz e sombra, as oportunidades e desafios. Como também irá saber que é normal ser você, desde que entenda como você é. Então, todas essas carências, dependências não farão mais sentido. Você irá caminhar com os seus próprios pés, alcançando o seu equilíbrio emocional.
Comments