top of page
Foto do escritorUiara Mei

Resenha: minisérie "Garoto Devora Universo"

Não é uma minisérie infantil ou infanto-juvenil, existem várias camada por detrás deste enredo que precisam ser abordados diariamente pela sociedade.





Em um momento de reflexão profunda, interrompo minhas recordações para compartilhar uma experiência cinematográfica única: "Garoto Devora Universo". Inspirado no best-seller de Trent Dalton, o filme nos leva a explorar a história do jovem Eli Bell e sua incomum família, ambientada na Austrália dos anos 80.


Este é o propósito dos autores, escritores e roteiristas: cativar nossos sentidos. Quando feito com maestria, o resultado é impecável.


A narrativa do filme é verdadeiramente magnífica. A jornada desafiadora de Eli Bell, desde os diálogos envolventes até a consistência da trama (com exceção de um momento físico pós-operatório, que, apesar disso, mantém sua qualidade), cativa o espectador de maneira impressionante.


Eli passa por tantos momentos traumatizantes que, no mínimo, em sua fase adulta, isso deveria ter sido abordado; tudo aquilo vivenciado o afetou psicologicamente, mas não se aprofundam nesta questão. Há cenas um tanto perturbadoras.


Todos os personagens são interessantes, e a narrativa é bem desenvolvida. No entanto, às vezes, se torna um tanto distópica. No começo, há um misto de dúvida sobre se vai funcionar. Eu fiquei desconfiada, mas depositei um tanto de fé que poderia dar certo. Afirmo que não li o livro ainda para saber qual a porcentagem de fidelidade à obra (se você já leu o livro, coloque aí nos comentários).


O interessante também trazer para a nossa conversa é que esta história é baseada nas vivências pessoais do autor deste best-seller quando criança.



A absorção dessa obra-prima se deu em um único dia, testemunhando o poder envolvente da história. Os atores merecem reconhecimento, e a presença de membros do elenco das antigas adiciona um toque nostálgico. Phoebe Tonkin, conhecida por suas participações em H2O, Diário de um Vampiro e Originais, entrega uma atuação excepcional, elevando ainda mais o nível do filme.


Destaque também para a performance de Felix Cameron na fase infantil do personagem, seguida pela interpretação de Zac Burgess na fase adulta. Essa transição promete ser o início de carreiras brilhantes, deixando-nos ansiosos para acompanhar seu desenvolvimento futuro.


"Garoto Devora Universo" é mais do que um filme; é uma experiência que prende, emociona e deixa uma marca duradoura. Uma recomendação entusiasmada para todos os amantes do cinema.


Obs: Esta minissérie disponível na Netflix é uma adaptação do livro de mesmo nome "Garoto devora Universo" (Boy Swallows Universe) de Trent Dalton.


Ah, não posso esquecer de mencionar a trilha sonoranostalgica dos anos 80', eu amo!

Ficha técnica:

Elenco: Lee Tiger Halley, Christopher James Baker, Phoebe Tonkin, Felix Cameron, Jordy Campbell, Eloise Rothfield, Zachary Wan.

Direção: Bharat Nalluri, Jocelyn Moorhouse, Kim Mordaunt

Roteiro: John Collee, baseado no livro de Trent Dalton

Gênero: drama, suspense

País: Austrália

Ano: 2024

Classificação: 16+

Comments


bottom of page